Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

Por que a imunização é tão importante?


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Desde que a pandemia da Covid-19 teve início, um dos assuntos mais comentados, sem dúvidas, foi a imunização e de forma mais direta, a vacinação. Além de ser um método eficaz, seguro e fundamental para a saúde pública, os insumos são os responsáveis pela redução drástica do número de óbitos e também pela diminuição de casos graves e internações. E você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes anualmente? Podemos afirmar que sem ela, não estaríamos vivendo o chamado “novo normal”.

O Brasil é um dos países que possui o maior Programa Nacional de Imunizações (PNI) do mundo e oferta 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. E o principal é que é tudo gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas você sabe como elas são feitas e reagem em nosso organismo?

O imunobiológico é composto por agentes etiológicos, estes podendo ser vivos ou mortos, e/ou fragmentos destes, como vírus ou bactérias, cujo objetivo, na prática, é proteger o corpo no qual ela é aplicada, estimulando o nosso sistema imunológico a produzirem suas defesas. É por meio da vacinação que o organismo se prepara para combater uma infecção mesmo antes dele ser exposto ao chamado agressor. As vacinas são feitas com base na ciência e seguem protocolos rígidos de segurança de saúde. Graças a elas, estamos protegidos contra doenças como poliomielite, meningite, HPV, pneumonia, hepatites, entre outras.

O Brasil tem uma data especial para celebrar a importância da vacinação,  9 de junho, o Dia Nacional da Imunização, uma forma de marcar e lembrar a população sobre este que é um ato de cidadania, respeito e amor. Vale ressaltar que quando um número suficiente de pessoas é vacinado contra uma doença infecciosa, como a Covid-19, é possível interromper, de forma definitiva, a disseminação, pois haverá poucas pessoas que possam ser infectadas. Alcançar a imunidade coletiva significa cuidado com o próximo, pois mesmo aqueles que não podem receber a imunização estão protegidos.

Quer ficar expert no assunto? Se inscreva no nosso curso rápido de Habilitação em Vacinas (Imunobiológicos)! Ele é realizado com aulas online e ao vivo, com prática presencial. Clique aqui e saiba mais!

« Voltar

mail
FIQUE POR DENTRO
DAS NOTÍCIAS E NOVIDADES