Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

Conheça os riscos da automedicação


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Você sabia que o uso inadequado de medicamentos pode impactar diretamente na saúde?
Também contribui para os altos índices de intoxicação e dependência, além de comprometer o abastecimento das farmácias. Durante a pandemia da Covid-19, substâncias que são utilizadas para o tratamento de doenças, como Lúpus, chegaram a faltar no mercado, devido à alta procura e à promessa de combater o Coronavírus. Estudos posteriores comprovaram a ineficácia dos medicamentos, que faziam parte do chamado Kit Covid.

Para alertar a população sobre os riscos causados pela automedicação, foi instituído no Brasil, em todo cinco de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data estimula, através de campanhas, boas práticas e conscientização sobre o uso de fármacos.

Em 1985, a Organização Mundial da Saúde já enfatizava a urgente necessidade em se disseminar os cuidados em relação aos tratamentos sem orientação médica. No Brasil, em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos.
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas, cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente no Brasil como consequência da automedicação, que também é uma das maiores causas de intoxicações no Brasil.

E atenção: em caso de intoxicação medicamentosa, é necessário agir com rapidez e não se deve consumir outros remédios objetivando aliviar os sintomas. Acionar o serviço de emergência imediatamente ou procurar uma unidade de saúde mais próxima são as melhores opções.

« Voltar

mail
FIQUE POR DENTRO
DAS NOTÍCIAS E NOVIDADES