Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

Você sabe o que é Mieloma múltiplo?


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Você sabe o que é Mieloma múltiplo?

O Mieloma é um tipo de câncer que acomete mais comumente pessoas acima dos 50 anos. Ele afeta as células da medula óssea, responsáveis pela produção de anticorpos no combate a vírus e bactérias, chamados de plasmócitos. No caso do Múltiplo, há uma multiplicação rápida e são anormais, o que acaba comprometendo a produção das outras células do sangue. Vale ressaltar que este tipo é considerado um “tumor maligno”, por se tratar de um aglomerado de células defeituosas a atrapalhar o bom funcionamento das células saudáveis. Esses plasmócitos anormais produzem imunoglobulinas anormais, formando um amontoado de proteínas disfuncionais, conhecidas como monoclonal ou proteína M.

E quais os principais sintomas?

Embora alguns pacientes possam ser assintomáticos, ou seja, não apresentar nenhum tipo de sinal da doença, dores e fraturas ósseas são bem comuns.Em casos com maior produção da proteína M, os sintomas apresentados são: fraqueza, palidez, cansaço extremo e perda de peso, além do mau funcionamento dos rins, acarretando inchaço nas pernas. Pacientes também podem apresentar constipação grave, sede exagerada e perda de apetite e infecções constantes.Osteoporose, elevação dos níveis de cálcio e de creatinina no sangue, assim como a presença da proteína monoclonal na corrente sanguínea e/ ou na urina.

Como tratar?

O tratamento é orientado por hematologistas, que se dedicam a estabilizar a doença, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Entre os principais métodos estão:

Quimioterapia - Mais comum, o tratamento utiliza medicamentos potentes no combate ao câncer, que são utilizados com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes, através de ciclos, com um período de tratamento, seguido por um de descanso, visando permitir ao corpo um momento de recuperação.

Transplante - A indicação de transplante de medula depender de fatores como localização e a extensão do câncer, condições físicas do paciente e da idade. Geralmente, a primeira opta-se pelo transplante autólogo, no qual se utiliza a própria medula óssea do próprio paciente. As células-tronco são coletadas por meio de uma veia ou por meio de coleta direta da medula óssea em ambiente de centro cirúrgico, congeladas e armazenadas. Antes deste procedimento, o paciente recebe ciclos de tratamento medicamentosos para controlar e diminuir o número de plasmócitos doentes do corpo. Após a coleta, inicia-se um regime de quimioterapia em altas doses, objetivando a eliminação das células doentes, para somente após esta fase, ocorrer o descongeladas das células-tronco do paciente previamente coletadas, as quais serão infundidas no próprio paciente, por meio de infusão intravenosa.

Vale salientar que a causa ainda é desconhecida, mas manter uma boa saúde, com alimentação saudável e dizendo não ao sedentarismo, são aliados indispensáveis para ter uma vida muito mais longa.

Palavras-chave: #mieloma #células-tronco #medula óssea

« Voltar





mail

Fique por dentro
das notícias e novidades