Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

Março é um mês repleto de cores vibrantes e significados profundos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Março é um mês repleto de cores vibrantes e significados profundos. Visando a conscientização e prevenção precoce do câncer de intestino e/ou colorretal, da endometriose e do câncer do colo do útero.

Entenda o que cada cor simboliza. 

LILÁS - O QUE É O CÂNCER DO COLO DE ÚTERO?

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do vírus do HPV - Papilomavírus Humano. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das vezes assintomática, mas quando os sintomas aparecem, pode causar o surgimento de verrugas genitais e coceiras na região íntima. Quando a infecção por esse vírus provoca alterações celulares, as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero são maiores. 

Além da infecção por esse vírus, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer. Apesar de ser uma condição grave, o câncer do colo do útero pode ser facilmente prevenido através da realização periódica do exame papanicolau.

AMARELO - O QUE É A ENDOMETRIOSE?

É uma doença inflamatória caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) fora do órgão. A cada ciclo menstrual, as células do endométrio que revestem o útero, descamam. Quando ocorre, o tecido invade outros órgãos, chegando aos ovários, trompas, bexiga e intestino.

 O diagnóstico de endometriose é realizado através das queixas clínicas da paciente e do exame ginecológico conduzido pelo médico. Exames de imagem auxiliam no diagnóstico, fornecendo informações sobre o tamanho e localização das lesões. É importante que o diagnóstico junto aos exames sejam realizados por um profissional que tenha experiência com o tratamento da doença. 

AZUL-MARINHO - O QUE É O CÂNCER COLORRETAL?

O câncer pode atingir o cólon, que representa a maior parte do intestino grosso, ou a área final do órgão, região que fica a 15 cm do ânus, denominada reto. Lesões chamadas de pólipos podem crescer nas paredes internas do órgão e dar origem ao tumor colorretal.

 

É extremamente importante o cuidado e a prevenção! Procure um profissional de saúde para realizar exames de rotina. Conhecimento é poder! Compartilhe esses sinais de alerta sobre a endometriose, câncer de intestino e/ou colorretal e o câncer de colo do útero, e ajude a difundir informações vitais. Juntos, podemos fazer a diferença! 

« Voltar





mail

Fique por dentro
das notícias e novidades